Desenvolvimento de filmes orodispersíveis para administração antisséptica bucal de clorexidina: preparo, avaliação e atividade antimicrobiana in vitro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.094501Palavras-chave:
medicina personalizada, higiene bucal, atividade antimicrobianaResumo
Este estudo concentra-se na formulação e avaliação de filmes orodispersíveis (FODs) para a administração direcionada de clorexidina como antisséptico bucal. Os FODs foram preparados utilizando misturas de polímeros naturais, seja isoladamente ou em combinação com polivinilpirrolidona (PVP), empregando o método de moldagem e evaporação do solvente. A solução de digluconato de clorexidina foi incorporada nos FODs em concentrações de 0,625, 1,25 e 2,5% m/m e estes foram submetidos à caracterização, abrangendo parâmetros como aparência, espessura, peso médio, resistência à dobra, tempo de desintegração, pH e teor de água residual. As análises revelaram atributos favoráveis para a administração bucal dos FODs. Estudos de dissolução in vitro demonstraram rápida desintegração e liberação, favorecendo o alcance de níveis terapêuticos de clorexidina em um curto período de tempo. A atividade antimicrobiana da clorexidina liberada contra cepas bacterianas Gram-positivas, Gram-negativas e um fungo foi avaliada por meio de ensaios de difusão em ágar. O ODF contendo 1,25% m/m de clorexidina apresentou a maior atividade antimicrobiana, com teor de clorexidina de 3,76 mg, atendendo aos padrões de uniformidade de conteúdo. O processo de manipulação mostrou-se simples, rápido, reprodutível e robusto, utilizando excipientes e dispositivo aplicador de filme de baixos custos. Essas descobertas têm implicações significativas para a melhoria das práticas de higiene oral e o tratamento de infecções bucais. Em conclusão, esta formulação personalizada apresenta-se promissora para a manipulação de antissépticos bucais baseados em FODs pelas farmácias magistrais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Alves Resende, Renato Almeida Brambati, Geanne Aparecida de Paula, Alice Cristina Morgado Cassa, Kamila Areas Bastos, Eliseu Polastreli Pirovani, Rayane Garruth Prata, Janaina Cecília Oliveira Villanova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.