Uma reflexão sobre a aprendizagem da solubilidade a partir da experimentação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.082701Keywords:
Ensino de Química, Solubilidade, Experimentação.Abstract
Na perspectiva de um Ensino de Química que incentive a participação, a formulação de argumentos, a associação da Química com o cotidiano e a apropriação do conhecimento por meio de estratégias que se distanciem do habitual, o objetivo foi facilitar a aprendizagem da solubilidade através da experimentação com características investigativas, utilizando os recursos hídricos como temática, valorizando explicações e compreensões associadas aos níveis de representação química. A pesquisa foi realizada com vinte estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus, a partir da abordagem qualitativa e enfoque descritivo e exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados, discussões e as atividades experimentais com os dados avaliados a partir da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que os estudantes tendem a se expressar apenas utilizando o nível de representação química macroscópico, com dificuldade de transitar entre o macroscópico, submicroscópico e simbólico, e quando empregadas estratégias de ensino-aprendizagem não comuns ao dia-dia escolar, em que sejam necessárias mobilizações do conhecimento, estes apresentam dificuldades em relacionar o científico ao contexto. Em relação a temática recursos hídricos, ainda há um longo caminho de sensibilização ambiental a ser realizado porque a maioria se abstém ou responsabiliza outros pelas ações referentes ao meio ambiente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work