Uso de ferramentas de mineração para análise da absorção de água em formulações cerâmicas com resíduo oriundo da região da campanha
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049905Keywords:
cerâmica vermelha, absorção de água, minerção de dadosAbstract
Os avanços tecnológicos têm como vantagens o barateamento de custos de componentes até mudanças de paradigmas, permitindo a coleta de grandes bases de dados para diversas aplicações. A utilização de ferramentas que permitam a captação, o gerenciamento e análise das informações, são fatores fundamentais a qualquer empresa que quer ter uma significativa participação no mercado. O presente trabalho tem como objetivo utilizar a mineração de dados para classificar corpos de prova cerâmicos formulados com diferentes percentuais de cinza de casca de arroz (0:0; 0:10; 0:20 e 0:30) por meio de ensaios de caracterização física (absorção de água). O processo de fabricação dos corpos de prova ocorreu por prensagem e a secagem foi realizada de modo natural e artificial, ao final desse processo os corpos de prova foram sinterizados na temperatura de 800ºC. A metodologia utilizada para caracterizar a absorção de água seguiu os procedimentos da M-CIENTEC 0-22 (1995). Para a aferição dos resultados encontrados no teste de absorção utilizou-se os parâmetros da norma NBR 15270-2005 e análise estatística através do software WEKA. Ao final observou-se que todos os corpos de prova da formulação 0:0 e 70% da formulação 0:10 estão dentro dos índices físicos recomendados para blocos de vedação. As demais formulações apresentaram resultados fora do recomendado. Em relação ao software WEKA o algoritmo classificador escolhido para obter-se a árvore de decisão foi J48 e o Kappa statistic obtido foi de 0.88.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work