Validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049911Keywords:
validação de instrumento, avaliação da satisfação, curso de graduação em MatemáticaAbstract
O propósito desse artigo é descrever as etapas de validação de conteúdo e de validação de construto realizadas na construção de um instrumento que mensura o nível de satisfação dos estudantes dos cursos de Matemática Aplicada e Matemática Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior. Para efetivar este processo já foram desenvolvidas duas etapas: a primeira resultou na elaboração do instrumento preliminar, executada com base na revisão bibliográfica, e a outra, na sua primeira versão, resultante da validação de conteúdo, que se fundamentou na opinião de especialistas e de uma pequena amostra da população alvo: os estudantes da instituição. Atualmente, o estudo encontra-se na etapa de validação de construto, que se utiliza da análise fatorial. O escore total atribuído à satisfação será determinado por controladores fuzzy, usando a diferença entre a avaliação do item e sua importância.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work