Uma proposta experimental em mecânica quântica: uns fótons, uma fenda, uma foto
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.104102Keywords:
princípio da incerteza, difração, algoritmo computacionalAbstract
Este trabalho propõe uma metodologia para atividades práticas, envolvendo conhecimentos de programação e conceitos de física quântica, para obter dados relativos ao padrão de difração de Fraunhofer e, assim, estudar um dos princípios que fundamentam a mecânica quântica: o Princípio da Incerteza de Heisenberg. Com a utilização didática de recursos tecnológicos contemporâneos para o ensino de tópicos de física moderna, espera-se promover um ambiente promissor para o ensino de temas que se relacionem com a ciência, tecnologia e informação. Foi proposto um algoritmo para aquisição de dados referentes às distancias entre os mínimos de intensidade no padrão de difração, embora o algoritmo não tenha sido aplicado em sala de aula esse trabalho propõe a comparação dos dados obtidos pelo algoritmo e por medidas diretas feitas com uma régua. A utilização dos recursos sugeridos neste trabalho deve envolveras disciplinas de Física e linguagem de programação, podendo ser aplicados, por exemplo, em cursos de nível médio integrado em informática, ou em disciplinas como metodologia para o ensino de Física em cursos de licenciatura em Física. A automação dos dados permitiu estudar o princípio da incerteza e obter o valor da constante de Planck de forma alternativa à medida direta da distância entre os mínimos de difração.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work