Produção de material didático referente à “macroalgas” marinhas das divisões Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta
Keywords:
material didático, algas, taxonomiaAbstract
Foram confeccionados materiais didáticos a partir de espécimes reais de algas de três divisões, sendo elas, as Chlorophytas, Phaeophytas e Rhodophytas, por meio de exemplares existentes na coleção de Botânica da Universidade e por processos de fixação, processamento, herborização e classificação. Os gêneros das divisões utilizadas foram às seguintes: Nitella, Chara, Rhizoclonium, Chaetomorpha, Caulerpa, Codium, Enteromorpha, Ulva, Monostroma da divisão Chlorophyta; Sargassum, Ectocarpus, Spatoglossum, Dictyota, Padina, Colpomenia da divisão Phaeophyta e Laurencia, Ceramium, Jania, Hypnea, Gracilaria, Galaxaura, Champia da divisão Rhodophyta. As pranchas apresentam um exemplar de cada espécie, com suas respectivas características morfofisiológicas, reprodutivas e taxonômicas impressas, de acordo com o mais recente sistema de classificação, porém, apesar de esta ser uma taxonomia válida e publicada, a classificação de táxons em algas encontra-se em constate modificação. As pastas foram utilizadas em aulas teóricas e praticas, constatando a veracidade do material didático e melhoria nas aulas, além de facilitar o manuseio dos espécimes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work