The historical and philosophical approach of Science in Biological Sciences course at UFS: analysis of the pedagogical project

Authors

  • Leonardo Ferreira de Almeida Ministério da Saúde
  • Carmen Regina Parisotto Guimarães Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática//Núcleo de Ecossistemas Costeiros/Departamento de Biologia do CCBS, Universidade Federal de Sergipe, 49.100-00, São Cristóvão-SE, Brasil.
  • Mônica de Araújo Santos Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, CEP 70910-900, Brasília – DF, Brasil.

Keywords:

History and Philosophy of Science, Teacher Training, Sergipe.

Abstract

Supporting himself on documentary analysis, this article aims to understand how the historical and philosophical approach to science is highlighted and addressed by the proposals and guidelines recommended by Resolution No. 188/2009 of the Council of Teaching, Research and Extension, Federal University of Sergipe (UFS), which regulates changes in the pedagogical project of undergraduate degree in Biological Sciences UFS - St. Kitts campus. The Educational Project adopts 'profiles of learners' and 'skills and abilities' to be developed by graduate students in guided historical-cultural, humanistic and pluralistic context of biological knowledge. Therefore, this official document, according to their normative prescriptions, provides grants to the history and philosophy of science becomes formally present in their teacher training.

Author Biographies

Leonardo Ferreira de Almeida, Ministério da Saúde

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe, realizando estudos sobre a abordagem histórico-filosófica das Ciências Biológicas, dando ênfase à análise de currículo e à formação docente. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe. Atuou como bolsista do CNPQ na área de Paleontologia há três anos, com ênfase em Educação Patrimonial e Ensino de Paleontologia.  Atuou, concomitantemente, no Projeto Arte com Ciência, concebendo e executando projetos que envolvam áreas interdisciplinares como saúde, ambiente, cultura e tecnologia, juntamente com alunos de escolas públicas. Exerceu também o cargo de Educador Social, pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Prefeitura de Aracaju,concebendo e e desenvolvendo atividades sócio-educativas com crianças e adolescentes carentes e vulneráveis. Atualmente, é servidor efetivo no cargo de Analista Técnico de Políticas Sociias, estando em exercício no Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, atuando nas áreas de Educação Permanente em Saúde, Educação Popular em Saúde e Saúde na Escola. http://lattes.cnpq.br/8873869205138789

Carmen Regina Parisotto Guimarães, Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática//Núcleo de Ecossistemas Costeiros/Departamento de Biologia do CCBS, Universidade Federal de Sergipe, 49.100-00, São Cristóvão-SE, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Geologia, na área de Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar, pela Universidade Federal da Bahia. É professora da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em sedimentos superficiais e comunidades bentônicas, atuando também em ensino de ciências e educação ambiental em ambientes costeiros.

http://lattes.cnpq.br/6145533617209046

Mônica de Araújo Santos, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, CEP 70910-900, Brasília – DF, Brasil.

Graduanda em Gestão em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Formada em Técnica em Qúimica de Alimentos e Química e Análise de Processos, pelo Institito Federal de Sergipe (IFS).

Published

2015-03-10

How to Cite

Almeida, L. F. de, Guimarães, C. R. P., & Santos, M. de A. (2015). The historical and philosophical approach of Science in Biological Sciences course at UFS: analysis of the pedagogical project. Scientia Plena, 11(3). Retrieved from https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2071