Falando da Vitamina C por meio do Teatro de Mamulengo Objetivando a Popularização da Ciência

Authors

  • Everton Santos Oliveira Departamento de Química do Campus de Itabaiana (DQCI), UFS, Itabaiana-SE
  • Fernando Carvalho Santos Departamento de Química do Campus de Itabaiana (DQCI), UFS, Itabaiana-SE
  • Leonardo Andrade da Cunha Departamento de Química do Campus de Itabaiana (DQCI), UFS, Itabaiana-SE
  • Jussiene Costa, M. L. Santos Departamento de Química do Campus de Itabaiana (DQCI), UFS, Itabaiana-SE
  • Erivanildo Lopes da Silva Departamento de Química do Campus de Itabaiana (DQCI), UFS, Itabaiana-SE

Keywords:

Popularização da ciência, Mamulengo, Conhecimento químico

Abstract

O projeto Química também é cultura: show da química com teatro III busca popularizar a ciência no agreste e no sertão sergipano por meio da dramatização. Dessa forma, teatro, música, história com conceitos e experimentos científicos são unidos de modo que as dimensões humana e cultural se façam presentes no fazer ciência. Busca-se, nesse contexto, debater sobre aspectos da cultura nordestina, sobretudo problematizando os conhecimentos científicos e os saberes religiosos. Assim, para o desenvolvimento do projeto, optamos por trabalhar com o teatro de mamulengo, não só por ser autenticamente da cultura nordestina, mas também por poder transmitir saberes nas apresentações. Este trabalho apresenta um recorte das narrativas e uma parte experimental, ambos desenvolvidos no projeto, de forma que conhecimentos químicos são relacionados à determinação de algumas propriedades da vitamina C. A narrativa aqui exposta aborda ainda o confronto entre o conhecimento científico e o religioso.

 

Published

2014-09-03

How to Cite

Oliveira, E. S., Santos, F. C., Cunha, L. A. da, Santos, J. C. M. L., & Silva, E. L. da. (2014). Falando da Vitamina C por meio do Teatro de Mamulengo Objetivando a Popularização da Ciência. Scientia Plena, 10(8). Retrieved from https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2016

Issue

Section

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química