Cultura, Ciência e Teatro: uma tríade possível para o Ensino de Química
Keywords:
cultura, divulgação científica, mamulengoAbstract
Levar ciência a diferentes indivíduos é uma tarefa que exige certa cautela, isto por conta dos costumes que cada indivíduo, comunidade local e sociedade possuem, muitas vezes pode vir a atrapalhar a compreensão de conceitos científicos e a aceitação destes. Partindo disto, cabe destacar a possibilidade de empregar as manifestações culturais como uma alternativa para apresentar e discutir ciência. No presente artigo é colocado em discussão o emprego do teatro de mamulengos como uma ferramenta que venha a proporcionar a disseminação da ciência, em contrapartida da utilização de situações que são vistas e retratadas no cotidiano das pessoas. O principal objetivo da atividade descrita é trazer ao público, em sua maioria oriunda de unidades de ensino oficiais, as noções de ciência que estão inseridas em seu contexto e, a partir disto, permitir que o indivíduo se torne capaz de discutir sobre o que lhe é apresentado, empregando saberes científicos atrelados a seus saberes populares, os quais caracterizam seu conjunto de costumes e crenças. Outro objetivo, este visto por ser uma consequência, é que o indivíduo que participa das apresentações do teatro de mamulengo leve aquilo que lhe fora apresentado a outros ambientes, como sua casa, comunidade e grupo de pessoas próximas, de modo que a ciência venha a se tornar um bem comum, compartilhada e divulgada a diferentes indivíduos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work