Os Cursos de Química Licenciatura da UFS: um breve panorama com aspectos importantes
Keywords:
Licenciatura em Química, UFS, Modalidades de EnsinoAbstract
O presente trabalho traz uma concisa revisão acerca do histórico do Ensino Superior no Brasil e suas finalidades, trata também das principais diferenças existentes entre o Ensino a Distância (EaD) e o Ensino Presencial (EP). Tem como meta apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos cursos de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nas modalidades de ensino Presencial e a Distância, a saber: históricos dos cursos de Licenciatura em Química, carga horária, grade curricular, formas de ingresso, quantidade de alunos matriculados, entre outros. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados a revisão bibliográfica. Considerando as distintas visões de pesquisadores, podemos ressaltar como características marcantes entre as duas modalidades de ensino, EaD e EP, a separação física entre os autores - professor, aluno - dos processos de ensino e aprendizagem e o papel que cada participante desempenha durante as práticas educativas. Por meio da análise dos dados levantados, podemos afirmar que entre os cursos de Licenciatura em Química oferecidos pela UFS - nas duas modalidades distintas, EaD e EP - existem diferenças marcantes no que concerne à oferta de vagas de ingresso ao curso, no que se refere a permanência e conclusão da referida Licenciatura, quanto à presença de laboratórios para realização da experimentação, entre outras. Os cursos a distância merecem um olhar especial, pois é uma modalidade de ensino que foge do que é estabelecido convencionalmente pelo ensino presencial e as instituições devem se adequar para que os alunos do EaD possam ter êxito no curso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work