A educação das relações étnico-raciais: perspectivas para a formação docente em Química
Keywords:
Educação das relações étnico-raciais, formação docente e QuímicaAbstract
Este trabalho se insere nas ações dos programas PIBID/ PRODOCÊNCIA/CAPES da área de Química- UFS, cujas ações de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas em seis colégios estaduais sergipanos. Os objetivos deste trabalho são: realizar uma reflexão acerca das relações entre as orientações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a formação docente ofertada no curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal de Sergipe - Campus de Itabaiana e investigar, a partir de um contexto formativo docente no âmbito das ações do PIBID, as reflexões das pesquisadoras acerca do “eu” e do “outro”. O trabalho trata de uma pesquisa qualitativa, a qual tem o relato autobiográfico como metodologia. Os métodos de coleta de dados foram o diário de campo, a análise documental e a entrevista. Assim, este trabalho possibilitou uma reflexão acerca das relações entre a formação docente ofertada no curso de Química e a ERER. Com isso, constatamos que o projeto político-pedagógico do curso e o currículo efetivado não contemplam a relação entre educação e cultura, ou, mais especificamente, não inserem a ERER, sendo necessária a implementação das orientações para a ERER nas diversas ações institucionais, quais sejam: ensino, pesquisa e extensão. Também foi realizada uma reflexão acerca das opiniões e visões das pesquisadoras em relação às diversas culturas – com foco na cultura afro-brasileira, ou seja, das visões acerca de “nós” e dos “outros”, conforme exposto por Candau, permitindo, assim, uma concepção mais ampla da construção da identidade cultural e docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work