Revista Investigações em Ensino de Ciências e Publicações sobre Educação Não Formal
Keywords:
Educação Não Formal, Educação Formal, Ensino de CiênciasAbstract
O ato de ensinar e aprender não se dá apenas nas instituições formais de ensino, como escolas, faculdades e universidades. Há também formas de ensino que ocorrem em vários ambientes e com objetivos e metodologias diversas, sendo caracterizado como uma modalidade de ensino plural, conhecida como Educação Não Formal. Este tipo de modalidade está cada vez mais difundida no Brasil. A proposta do presente trabalho foi realizar uma análise dos artigos publicados na Revista Investigações em Ensino de Ciências – IENCI, tendo como foco identificar as publicações sobre a temática da Educação Não Formal e verificar quais são as características de cada ação caracterizada como Não Formal, como também as formas metodológicas adotadas como coleta de dados nestes artigos. No resultado da análise foi perceptível que as ações de Educação Não Formal têm características muito variadas, entretanto, as mesmas apresentam em comum as metodologias adotadas para coleta de dados, que em geral são: a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Já em termos de espaços os mais utilizados para realização de ações no campo da Educação Não Formal são: centros e/ou museus de ciências, comunidades virtuais, oficinas didáticas, feiras didáticas e feiras de ciência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work