A intervenção do estado em infraestrutura e o processo de circulação de hortifrutigranjeiros em Itabaiana/SE
Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar as intervenções do estado em infra-estrutura e no processo de circulação de hortifrutigranjeiros no município de Itabaiana/SE, partindo cronologicamente da década de 1950, quando se inicia as intervenções em infra-estrutura em todo o território brasileiro. Para sua contextualização foram consideradas: leituras sobre as intervenções do estado em prol do desenvolvimento rural, a relação campo-cidade e a existência de redes de distribuição de hortifrutigranjeiros, assim como, de registros fotográficos e de mapeamento. Por tudo isso, verificou-se que, a intervenção do estado é sentida de forma positiva, não só pela instalação de fixos como também por estimular a articulação rural-urbana. Mas em alguns casos a representatividade do Estado pode ser nula, por não investir na manutenção dos fixos existentes. Todavia, essa ação não é a única responsável pelo dinamismo de municípios ou regiões, a força de trabalho da população, quanto à produção, venda e transporte de mercadorias, é de extrema importância para a consolidação de um centro comercializador de produtos agrícolas, a exemplo de Itabaiana-Se. Nesse sentido, algumas políticas, como: o desenvolvimento da rede rodoviária, a construção do Açude da Macela e das Barragens, Jacarecica I e Ribeira, a instalação da Deagro e da Conab e a construção do Mercado de Hortifrutigranjeiros, fizeram do município de Itabaiana uma referência na comercialização e na distribuição de hortifrutigranjeiros. Consequentemente, a cidade de Itabaiana destaca-se como importante entreposto comercial atacadista de hortifrutigranjeiros do estado de Sergipe, competindo, em termos de atração comercial, com os maiores mercados atacadistas de hortifrutigranjeiros do nordeste. O crescimento da comercialização agrícola nessa sede municipal tem ocasionado o fortalecimento do comércio varejista informal e subsidiado a proliferação de extensas redes de distribuição de hortifrutigranjeiros, que agregam fluxos de importação ede exportação.
Downloads
Published
2010-06-11
How to Cite
Carvalho, D. M. de, & Costa, J. E. (2010). A intervenção do estado em infraestrutura e o processo de circulação de hortifrutigranjeiros em Itabaiana/SE. Scientia Plena, 6(3). Retrieved from https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/133
Issue
Section
Articles
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work