Plantas medicinais com ação antiinflamatória comercializadas em Arapiraca-AL
Palavras-chave:
Plantas medicinais, Ação antiinflamatória, Raizeiros.Resumo
O presente estudo teve como objetivo a catalogação das espécies vegetais indicadas pelos raizeiros no combate às doenças inflamatórias, comercializadas em feira livre, mercado público e lojas de Arapiraca-AL. Como instrumentos foram aplicados questionários para obtenção de informações mais detalhadas sobre as plantas por eles indicadas, como, por exemplo, as espécies mais vendidas, formas de preparo e origem do conhecimento que os raizeiros detêm sobre a utilização das plantas medicinais. Foram identificadas dezoito espécies vegetais designadas como antiinflamatórias e comercializadas no município de Arapiraca, das quais doze apresentaram dados na literatura que condizem com a indicação feita pelos raizeiros, correspondendo a 66,67% do total de plantas catalogadas. Dessa forma, se faz necessário o resgate das informações populares sobre a utilização das plantas com fins medicinais, pois a renovação de gerações pode fazer com que ocorra a perda de tais informações. No entanto, as demais, ou seja, seis tipos de plantas apresentaram ausência de dados através da análise literária, que correspondem a 33,33% do total, o que evidencia a necessidade de investigações a respeito da comprovação ou não das propriedades antiinflamatórias apontadas pelos comerciantes de ervas do município. Portanto, a maior parte das plantas indicadas pelos raizeiros possui realmente ação antiinflamatória, porém, algumas espécies não têm sua eficácia comprovada cientificamente, o que consiste num risco em potencial para saúde da população local.Downloads
Publicado
2013-06-27
Como Citar
Costa Santos, M. S., dos Santos, J. G., & dos Santos, A. F. (2013). Plantas medicinais com ação antiinflamatória comercializadas em Arapiraca-AL. Scientia Plena, 9(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/936
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.