Dinâmica demográfica e erosão costeira no litoral centro de Sergipe: Uma análise integrada sob a perspectiva da teoria geral dos sistemas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.119919Palavras-chave:
gestão territorial, uso do solo, gestão costeiraResumo
Este estudo investiga a relação entre a dinâmica demográfica e os processos de erosão costeira no Litoral Centro de Sergipe entre os anos de 2000 e 2022, com ênfase nos municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros. Adota-se uma abordagem integrada, fundamentada na Teoria Geral dos Sistemas (TGS), que compreende o espaço geográfico como um sistema aberto, no qual componentes naturais e antrópicos interagem de forma contínua, formulada por Bertalanffy (1968). Foram utilizados dados censitários (IBGE), imagens de satélite Sentinel-2 processadas no Google Earth Engine com aplicação do índice MNDWI, e mapas temáticos de uso e cobertura do solo (MapBiomas), geologia, solos e geomorfologia e a análise conduzida em múltiplas escalas (regional, local e setorial). Os resultados evidenciam associação espacial entre áreas com maior densidade populacional e trechos com recuo acentuado da linha de costa, sobretudo em zonas urbanizadas sobre terrenos frágeis, caracterizados por solos arenosos e depósitos holocênicos. Observa-se, ainda, a perda de cobertura vegetal natural e o avanço da urbanização sobre ecossistemas sensíveis, como manguezais e planícies fluviomarinhas. A análise integrada demonstra que a ausência de planejamento territorial e a ocupação inadequada (ponto de vista da paisagem) ampliam a vulnerabilidade ambiental (risco associado) da zona costeira. Conclui-se que a gestão costeira deve considerar a articulação entre variáveis físicas, demográficas e espaciais, adotando instrumentos como o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro e o monitoramento sistemático por sensoriamento remoto. O estudo contribui para o aprimoramento das estratégias de adaptação e mitigação frente às mudanças climáticas e ao crescimento urbano em áreas litorâneas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Franciele Caroline Guerra, Anderson Targino da Silva Ferreira, Gabriela Pereira da Silva, Regina Célia de Oliveira, Roger Dias Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








