Extratos de casca de Stryphnodendron adstringens por diferentes solventes: quantificação química e atividade antioxidante in vitro e in silico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.071102Palavras-chave:
atividade biológica, biomoléculas, flavonoidesResumo
As plantas são consideradas fontes importantes de moléculas com potencial biológico. O objetivo desta investigação foi identificar compostos taninos, determinar a atividade antioxidante, parâmetros de pH e densidade, bem como os teores de sólidos solúveis e flavonoides totais, além do perfil fitoquímico por espectrofotometria no ultravioleta visível e simulação de acoplamento molecular entre os principais compostos presentes em extratos de plantas de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville. Os extratos foram formulados usando um pó homogêneo obtido pela moagem da casca de S. adstringens, eles foram formulados a 10% (p/v) pela técnica extrativa de maceração dinâmica. Os extratos hidroetanólico, etanólico e metanólico apresentaram os maiores teores de flavonoides. A atividade antioxidante foi superior a 50% para os extratos acetônico e aquoso. A espectroscopia ultravioleta visível mostrou a presença majoritária de flavonoides para todos os extratos avaliados. As simulações de acoplamento molecular mostraram o alto potencial antioxidante dos principais fitoquímicos estudados, corroborando os resultados obtidos nos ensaios in vitro. Portanto, considerando a inerência das outras condições observadas durante o processo de produção do extrato, infere-se que a escolha de certos solventes pode influenciar qualitativa e quantitativamente a obtenção de certos grupos de metabólitos vegetais com potencial biológico em S. adstringens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Túlio Custódio Reis, Mateus Carvalho Pereira, Francisco, Carolina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.