Paramêtros Cinéticos do Pico Termoluminescente em 215ºC do Espodumênio Lilás
Palavras-chave:
termoluminescência, espodumênio, parâmetros cinéticos, dosimetriaResumo
O uso da termoluminescência (TL) na dosimetria da radiação ou da datação geológica requer o conhecimento das propriedades TL do material. Além dos cuidados necessários durante os experimentos, é de suma importância o conhecimento da forma da curva de emissão e da resposta em função da dose, conhecimento esse que pode ser apresentado na forma de modelo teórico capaz de prever resultados e também fornecer explicações no que tange a estrutura interna do material e tempo de vida do mesmo. Esse tempo de vida é calculado indiretamente utilizando-se os parâmetros cinéticos energia de ativação (E), fator de frequência (s) e ordem cinética (b). Com esse intuito, os parâmetros cinéticos do pico em torno de 215ºC de amostras do espodumênio lilás foram avaliados usando o método da forma do pico, bem como o de ajuste da curva. O valor encontrado para b indica que o pico do espodumênio lilás tem uma cinética de primeira ordem e os valores de E e s derivados de ambos os métodos em estudo mostraram um tempo de vida da ordem de 2 meses quando o material é submetido a uma temperatura de 15ºC do meio ambiente.
Downloads
Como Citar
Oliveira, R. A. P., Lima, L. L., Lima, A. F., & de Souza, S. O. (2011). Paramêtros Cinéticos do Pico Termoluminescente em 215ºC do Espodumênio Lilás. Scientia Plena, 4(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/724
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.