Caracterização bioquímica de exo-poligalacturonase da cepa Aspergillus terreus PA3A5T e sua aplicação na clarificação de sucos de frutas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.071101Palavras-chave:
pectinase, enzimas microbianas, fungos filamentososResumo
Este estudo teve como objetivo caracterizar um exo-PG de Aspergillus terreus PA3A5T e avaliar sua aplicação na clarificação de sucos de frutas. Exo-PG foi obtido por fermentação submersa e purificado por cromatografia de troca iônica e filtração em gel. A enzima apresentou massa molecular de 95,2 kDa, com atividade máxima a 70 °C em pH 4,0 e mantendo-se estável em pH ácido a 60°C. Os íons FeCl2, SnCl2, CoCl2, ZnSO4, NaCl, Al2(SO4)3, MgCl2, MnCl2 e CuSO4 ativaram a atividade enzimática e PbCl2 a inibiu completamente. O valor de Km foi de 1,83 mg mL-1 e Vmax foi de 335 U mg-1. O A. terreus PA3A5T exo-PG mostrou-se muito eficaz no processo de clarificação dos sucos, reduzindo significativamente a viscosidade e a cor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Géssica Caroline da Silva, Vitória Maciel Delai, Marina Kimiko Kadowaki, Rita de Cássia Garcia Simão, José Luis da Conceição Silva, Alexandre Maller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.