Algoritmos Talbot e Talbot-Racional para inversão da Transformada de Laplace aplicados a solução de um problema de difusão de mercúrio no ambiente aquático
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119905Palavras-chave:
transformada de laplace, método talbot, método talbot-racionalResumo
Nesse artigo, os métodos Talbot e Talbot-Racional são apresentados como alternativas numéricas para a inversão da Transformada de Laplace, especialmente para problemas em que a execução de forma analítica dos processos se torna muito difícil. Testes foram realizados no sentido de investigar o potencial de resolução dessas técnicas ao serem aplicadas em um problema de difusão de mercúrio no ambiente aquático. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o algoritmo Talbot foi o mais eficiente para a inversão numérica da solução no referido problema. Já o método Talbot-Racional, mesmo usando uma quantidade maior de termos no somatório, não demonstrou desempenho equivalente no processo. Entretanto, destaca-se que tal aproximação melhora com o aumento do valor de dentro de certos intervalos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elisandra Konflanz Freitas, Juciara Alves Ferreira, Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez, João Francisco Prolo Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.