Toxicidade de inseticida agrícola em bioensaio com Artemia salina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.055201

Palavras-chave:

Agrotóxico, Ciromazina, Toxicologia

Resumo

Os inseticidas são agrotóxicos utilizados para controlar insetos prejudiciais às plantações agrícolas. Entretanto, o uso exacerbado de agrotóxicos pode resultar em efeitos tóxicos à saúde humana e inúmeros impactos socioambientais. Diferentes ensaios de toxicidade podem ser utilizados para analisar o efeito tóxico de determinadas substâncias. Dentre eles, o bioensaio com Artemia salina é considerado um teste rápido, confiável e de custo acessível, quando comparado a testes em outros modelos animais, como mamíferos. O objetivo com esse estudo foi avaliar o potencial tóxico do inseticida agrícola ciromazina utilizando o microcrustáceo A. salina. Os náuplios permaneceram em contato com a substância teste diluída em solução de água salina, em concentrações decrescentes a partir da dose usual, e o controle negativo ocorreu apenas em solução salina. O experimento foi realizado em triplicata, e após 24 e 48 horas de exposição foram contabilizadas as larvas sobreviventes, sendo calculada, por meio de análise estatística, a toxicidade aguda, a Concentração Letal Média (CL50) e a relação dose-resposta. O inseticida foi considerado tóxico, e a toxicidade aguda foi maior após 48 horas de exposição. Além disso, foi possível observar uma relação dose-resposta, entre as concentrações e a mortalidade dos organismos expostos. Assim, é importante destacar que é fundamental o monitoramento dos efeitos tóxicos desse inseticida, considerando que é um produto bastante utilizado no âmbito agrícola.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Nobrega de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Citogenética, Mutagênese, Evolução Biológica, Educação, Biologia Molecular e Bioinformática.

Thaís Lucena de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Cristo Rei(2016). Atualmente é Iniciação científica da Universidade Federal de Campina Grande e Membro da Liga Acadêmica de Genética da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal.

Jeniffer Gabrielly de Sousa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui formação na área da construção civil, com o curso Técnico em Edificações, pelo Instituto Federal da Paraíba. Atualmente, está em formação, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Campina Grande- CSTR

Francisca Vitória Amaral Nóbrega, UNIFIP – Centro Universitário de Patos, Brasil

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2003). Bacharel em Direito pela Faculdades Integradas de Patos - FIP (2018). Especialista em Gestão Ambiental (2010) e Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário (2022). Com experiência nas áreas de Direito e Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

Alves Lustosa, E., Nobrega de Sousa, M. A., Lucena de Oliveira, T., Gabrielly de Sousa Pereira, J. ., & Vitória Amaral Nóbrega, F. (2023). Toxicidade de inseticida agrícola em bioensaio com Artemia salina. Scientia Plena, 19(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.055201

Edição

Seção

Artigos