Caracterização e avaliação da capacidade antioxidante do fruto mari-mari (Cassia leiandra Benth)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.121501Palavras-chave:
Amazônia, compostos bioativos, extraçãoResumo
A Amazônia possui uma grande variedade de frutas exóticas e comercialmente subutilizadas com alto valor nutricional e alto teor de compostos bioativos que ainda são pouco exploradas na região amazônica. A Cassia leiandra Benth é uma espécie nativa da Amazônia que tem o fruto bastante consumido in natura, este fruto é conhecido popularmente como mari-mari, ingá-mari e marimarizeiro. O objetivo desse estudo foi avaliar as características biométricas do fruto de mari-mari, a sua composição centesimal e fitoquímica, bem como a avaliação da capacidade antioxidante de suas diferentes partes. O fruto pode ser descrito como comprido, fino e com baixo rendimento de polpa, tendo como o seu maior constituinte a semente. A polpa apresentou maior conteúdo de umidade, a semente de proteínas e a casca de cinzas e carboidratos. A casca apresentou o maior teor de fenólicos e a amêndoa o maior teor de flavonoides. A casca apresentou maior capacidade antioxidante frente aos métodos do DPPH, ABTS e FRAP. O fruto mari-mari se apresentou neste estudo como uma matéria-prima promissora para o desenvolvimento de produtos nutracêuticos e alimentícios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elenna Rachel da Silva dos Santos, Alessandra da Silva Santos, Alciene Ferreira da Silva Viana, Kelliane Silva de Oliveira, Alcicley da Silva Abreu, Bruno Alexandre da Silva, Lauro Euclides Soares Barata, Johnatt Allan Rocha de Oliveira, Luiza Helena Da Silva Martins, Débora Kono Taketa Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.