O gênero Peruviella (Gastropoda) do Cretáceo Inferior de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.035301%20Palavras-chave:
Paleontologia, Itieriidae, Formação RiachueloResumo
O molusco gastrópode do gênero Peruviella Olsson, 1944 pertence à família Itieriidae e foi representado por gastrópodes que viveram em águas quentes e rasas da Província Tetiana do Jurássico Médio ao Cretáceo Superior. Este trabalho teve como principal objetivo revisar sistematicamente o gênero Peruviella do Cretáceo Inferior de Sergipe e discutir interpretações paleoecológica e paleoambiental, a partir dessa fauna de gastrópodes. Foram analisados 42 exemplares de gastrópodes provenientes da seção Pedreira Carapeba, Formação Riachuelo, Bacia de Sergipe. Essa seção compreende aproximadamente 25 m de espessura, constituída de grainstone/packstone intercalados com margas dolomíticas, que fazem parte bancos carbonáticos do Membro Maruim. Foi identificada apenas a espécie Peruviella dolium (Roemer, 1849), caracterizada por uma concha de tamanho médio, globosa, última volta inflada recobre as voltas anteriores, abertura estreita e alongada, superfície interna próximo à base da concha com três plicas ou dobras e a ornamentação externa consiste em linhas de crescimento finas. Análises tafonômicas indicaram que as conchas passaram por processos diagenéticos tais como dissolução, recristalização e compactação. Essa espécie ocorre no Albiano inferior (Cretáceo Inferior) dos Estados Unidos e Albiano superior de Sergipe (Brasil), México, Angola e Nigéria, em depósitos de plataformas carbonáticas e ambientes costeiros. Em Sergipe, P. dolium fez parte de uma comunidade monoespecífica de gastrópodes, provavelmente tinha modo de vida epifaunal, habitava ambientes marinhos rasos de plataforma, lagunar, e eram comedores de depósitos ou filtradores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Alves Moreira Junior, Edilma de Jesus Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.