Identificação de cores e comprimentos de onda da luz proveniente de monitores e telas de TVs usando um espectrógrafo caseiro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084812Palavras-chave:
Cor, calibração em comprimento de onda, ensinoResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traça as diretrizes para o a educação básica e elaboração de currículos com elementos em comum por todas as regiões do Brasil. Este documento traz consigo uma série de recomendações acerca da necessidade da oferta de um ensino contextualizado e baseado no desenvolvimento de competências e habilidades no estudante. Frente a este cenário, desenvolveu-se uma atividade experimental para o ensino de objetos de conhecimento ligados à Física Ondulatória, através do estudo da formação de imagens em cores nos monitores, TVs e telas em geral. A investigação parte da análise espectral das cores que são geradas nestas telas, por meio da observação e calibração de espectros luminosos extraídos de duas TVs: uma LCD e outra de LED. A metodologia envolveu a montagem do aparato experimental para a obtenção dos espectros, os passos para o tratamento dos espectros afim de possibilitar a calibração e, por fim, são apresentadas as etapas para a calibração. Os resultados das calibrações dos espectros apresentaram dados coerentes com a faixa de comprimento de onda das cores dos LEDs no sistema RGB a partir dos quais fomos capazes de determinar seus comprimentos de onda central e largura de banda. Neste sentido, o presente artigo compõe um material didático potencialmente significativo, tendo em vista a correlação dos conteúdos de Física com elementos do dia a dia dos estudantes.
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