Avaliação do ensino de educação ambiental a partir da percepção dos professores do município de Aracaju, Sergipe.

Autores

  • F. S. Vieira Laboratório de Paleontologia, Universidade Federal de Sergipe
  • A. B. Matias Laboratório de Paleontologia, Universidade Federal de Sergipe
  • M. H. Zucon Laboratório de Paleontologia, Universidade Federal de Sergipe
  • J. M. M. Carriço Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais de Sergipe – GIA/SE

Palavras-chave:

Educação ambiental, professores de ciências, percepção ambiental.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise do ensino da educação ambiental (EA), a partir da percepção dos docentes de 15 escolas da cidade de Aracaju, Sergipe. No ensino formal os professores são os responsáveis diretos pela escolha dos temas que serão abordados, e por  tais abordagens. Devido a isso as avaliações foram realizadas por meio das idéias expostas de cada docente entrevistado. Como muitas vezes o tratamento das questões ambientais ainda é delegado para os professores de Ciências decidimos desenvolver a pesquisa com base nas idéias desse grupo de profissionais. De modo geral, foi observado que os docentes entrevistados têm a preocupação de discutir as questões ambientais em sala de aula, o que demonstra que compreendem a importância dessas questões para a formação de cidadãos críticos e participativos. No entanto, foi constatado que a grande maioria não entende claramente o significado da EA, provocando uma distorção na sua execução, acabando, assim, por comprometer a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, que é percebido de forma fragmentada, com uma visão simplificada do mesmo e das possibilidades educativas dentro dos espaços formais.  Faze-se necessário, portanto, a definição de metas de políticas públicas de educação, voltadas para estimular a capacitação dos docentes nos temas relacionados à Educação Ambiental. 

Biografia do Autor

F. S. Vieira, Laboratório de Paleontologia, Universidade Federal de Sergipe


M. H. Zucon, Laboratório de Paleontologia, Universidade Federal de Sergipe



J. M. M. Carriço, Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais de Sergipe – GIA/SE


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Como Citar

Vieira, F. S., Matias, A. B., Zucon, M. H., & Carriço, J. M. M. (2011). Avaliação do ensino de educação ambiental a partir da percepção dos professores do município de Aracaju, Sergipe. Scientia Plena, 5(8). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/641