Avaliação do ensino de educação ambiental a partir da percepção dos professores do município de Aracaju, Sergipe.
Palavras-chave:
Educação ambiental, professores de ciências, percepção ambiental.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise do ensino da educação ambiental (EA), a partir da percepção dos docentes de 15 escolas da cidade de Aracaju, Sergipe. No ensino formal os professores são os responsáveis diretos pela escolha dos temas que serão abordados, e por tais abordagens. Devido a isso as avaliações foram realizadas por meio das idéias expostas de cada docente entrevistado. Como muitas vezes o tratamento das questões ambientais ainda é delegado para os professores de Ciências decidimos desenvolver a pesquisa com base nas idéias desse grupo de profissionais. De modo geral, foi observado que os docentes entrevistados têm a preocupação de discutir as questões ambientais em sala de aula, o que demonstra que compreendem a importância dessas questões para a formação de cidadãos críticos e participativos. No entanto, foi constatado que a grande maioria não entende claramente o significado da EA, provocando uma distorção na sua execução, acabando, assim, por comprometer a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, que é percebido de forma fragmentada, com uma visão simplificada do mesmo e das possibilidades educativas dentro dos espaços formais. Faze-se necessário, portanto, a definição de metas de políticas públicas de educação, voltadas para estimular a capacitação dos docentes nos temas relacionados à Educação Ambiental.Downloads
Como Citar
Vieira, F. S., Matias, A. B., Zucon, M. H., & Carriço, J. M. M. (2011). Avaliação do ensino de educação ambiental a partir da percepção dos professores do município de Aracaju, Sergipe. Scientia Plena, 5(8). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/641
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.