Alternativas de desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino: da degradação à conservação
Palavras-chave:
semiárido, caatinga, agroecologia, desertificação, desenvolvimento sustentávelResumo
A geografia colabora significativamente para melhor compreender a configuração espacial de muitos territórios; ajuda na análise da relação do ser humano com a natureza e das transformações efetivadas nas esferas ambiental, social e cultural; e procura manter uma relação interdisciplinar para melhor compreender os inúmeros fenômenos que ocorrem no seu domínio. Procurou-se realizar aqui uma análise geográfica dos processos de degradação que vêm ocorrendo no semiárido nordestino, a partir das práticas de desenvolvimento rural sustentável na região da caatinga que estão ajudando diversas famílias locais e que, ao mesmo tempo, estão servindo de alternativa para minimizar os impactos ambientais, como a desertificação que assola a região.Downloads
Como Citar
Brasileiro, R. S. (2011). Alternativas de desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino: da degradação à conservação. Scientia Plena, 5(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/629
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.