Análise da Dinâmica da Ocupação e uso do Solo como Subsídio a Gestão Integrada de Zonas Costeiras: Estudo de Caso na Região Metropolitana de Fortaleza

Marco Túlio Mendonça Diniz, Fábio Perdigão Vasconcelos

Resumo


Os trabalhos que se norteiam por uma Gestão Integrada das Zonas Costeiras, conforme proposta da UNESCO, necessariamente, devem realizar estudos de uso e ocupação do solo da área a ser gerida, e foi nesse intuito que nos sentimos motivados a realizar esse estudo em um distrito da Região Metropolitana de Fortaleza. Os procedimentos adotados foram: revisão bibliográfica e documental do histórico da ocupação da área; mapeamento do estado atual de uso e ocupação utilizando imagens do satélite Quickbird, tratadas no software Arcview 9.x e de uma verificação em campo com GPS. Foram encontrad as diferentes formas d e uso do solo, ass im como diferentes atividades humanas que estimularam as recentes transformações do esp aço . Dentre eles , o turismo é o principal impactante.

Palavras-chave


Litoral Cearense, Geografia Costeira, GIZC

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.