Abordagem bayesiana na avaliação da dissimilaridade em clones de batata-doce
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.030201Palavras-chave:
análise multivariada, banco de germoplasma, variabilidade genéticaResumo
A disponibilidade de variabilidade genética em bancos de germoplasma é fundamental para o sucesso de programas de melhoramento vegetal. A inferência bayesiana, aliada a técnicas multivariadas, permite identificar essas fontes de variabilidade, auxiliando nas tomadas de decisão no melhoramento de plantas. Logo, objetivou-se avaliar a dissimilaridade genética entre 24 clones de batata-doce por meio de dados qualitativos e quantitativos, utilizando a abordagem multivariada por meio da inferência bayesiana. Na caracterização morfológica, foram utilizados 24 descritores morfológicos e dados de produtividade de raízes e ramas. Para análise estatística foi utilizada a análise multivariada através da inferência bayesiana. Houve variabilidade genética entre os clones de batata-doce. Há grande dissimilaridade dos clones UFVJM05, UFVJM09, UFVJM31, UFVJM37, UFVJM40 com os demais. Esses clones divergentes podem ser utilizados em cruzamentos a fim de obter progênies com alta variabilidade genética. A abordagem multivariada por meio da inferência bayesiana foi eficiente na avaliação da dissimilaridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nermy Ribeiro Valadares, Ana Clara Gonçalves Fernandes, Clóvis Henrique Oliveira Rodrigues, Maria Thereza Netta Lopes Silva, Rafael Bolina da Silva, Kariny Bezerra Inácio, Juliano Lino Ferreira, Alcinei Mistico Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.