O Planejamento Regional: integrar para desintegrar
Palavras-chave:
planejamento, desenvolvimento regional, indústriasResumo
O presente estudo tem por finalidade fazer uma discussão sobre o papel do planejamento para a consolidação de um espaço voltado ao capital. Com este objetivo destaca-se o caso nordestino a partir da análise teórica direcionada a abordagem regional. Procura-se neste sentido desmistificar as reais intenções do planejamento como promotor do desenvolvimento regional, demonstrando o caráter ideológico do discurso de desenvolvimento aplicado na região nordestina do Brasil. É notório observar que o planejamento aplicado na realidade nordestina teve um papel importante na criação de pólos industriais prevendo um projeto de integração nacional por outro lado deixou a desejar no que se refere ao seu objetivo de amenizar as desigualdades e gerar o desenvolvimento.
Downloads
Como Citar
Rocha, R. R., & Conceição, A. L. (2011). O Planejamento Regional: integrar para desintegrar. Scientia Plena, 5(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/619
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.