Remoção de corantes azo têxteis por meio da biomassa mista Aspergillus niger e casca de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.064202Palavras-chave:
Adsorvente, corante têxtil, resíduo da casca da laranjaResumo
Este estudo avalia a remoção de corantes têxteis utilizando adsorventes mistos preparados pelo crescimento de Aspergillus niger em cascas de laranja. A maior eficiência de remoção do corante azo foi obtida em pH 2, relação sólido: líquido (1:4 g·mL-1) e tempo de equilíbrio de 250 minutos para cada corante. As concentrações de Remazol Black B (RB) e Remazol Red (RR) em ambos os efluentes têxteis sintéticos estavam entre 25 mg·L-1 e 100 mg·L-1. O adsorvente misto foi caracterizado por difração de raios X (XRD), espectroscopia na região do infravermelho (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados indicaram que houve 100% de remoção do RB e 94,85% do RR na concentração de 25 mg·L-1. Na concentração de 100 mg·L-1, os percentuais de remoção atingiram 98,87% para RB e 96,37% para RR, respectivamente. O adsorvente misto proposto foi capaz de remover os corantes têxteis, apresentando capacidades adsortivas de 20,77 mg·g-1 e 19,28 mg·g-1 para os corantes RB e RR. Com relação a cinética de adsorção, os dados experimentais mostraram que o modelo de pseudo-segunda ordem foi o que melhor explicou o processo adsortivo. Para os resultados de equilíbrio, o modelo de Langmuir e o modelo de Langmuir-Freundlich foram os que melhor se ajustaram aos dados experimentais do RB e RR, respectivamente. O adsorvente misto produzido é uma alternativa promissora para o tratamento de efluentes têxteis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karina Carvalho Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.