Remoção do corante Remazol Black B usando celulose bacteriana como adsorvente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.034201Palavras-chave:
celulose bacteriana, biossorção, Remazol Black BResumo
Efluentes de processos têxteis, quando descartados de forma inadequada, têm se mostrado uma grande preocupação ambiental. Desta forma, diferentes métodos podem ser utilizados, dentre eles a adsorção é uma técnica econômica e eficiente na remoção de corantes. Portanto, nós propomos a analisar a capacidade adsortiva da celulose bacteriana (CB) frente a efluentes contendo o corante Remazol Black B (RBB). A CB foi produzida pela bactéria Gluconacetobacter hansenii e caracterizada pelas técnicas de FTIR, DRX, TGA / DTG e pH (PCZ). Os testes de remoção do RBB foram realizados inicialmente em diferentes pHs. A partir da melhor condição experimental, novos testes foram realizados nas temperaturas de 30, 40, 60 e 100 ± 2 °C, 150 rpm, pH 3,5, utilizando 0,5 g de adsorvente nas concentrações de corante de 25 a 65 mg·L-1. O estudo cinético mostrou que o equilíbrio do sistema foi alcançado em 80 minutos. Os dados experimentais foram melhor descritos pelo modelo de pseudo-segunda ordem. Os resultados de equilíbrio mostraram que os dados experimentais se ajustam ao modelo de Langmuir (qmax 17,513 mg·g-1). Os parâmetros termodinâmicos de adsorção mostraram que o processo é exotérmico, não espontâneo e também apresentou baixa aleatoriedade do sistema. A energia de ativação (Ea) foi de 23,8 kJ·mol-1 caracterizando adsorção física. A água residual não foi tóxica para as células animais ou microbianas. A celulose bacteriana mostrou-se um bom adsorvente de baixo custo, fácil de adquirir e que pode ser utilizado no processo de adsorção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 iranildo jose cruz, Andressa Nathally Rocha Leal, Alice da Conceição Alves de Lima, Marilia Gabriela Ferreira dos Anjos Azevedo, Dayane Kelly Dias do Nascimento Santos, Léa Elias Mendes Carneiro Zaidan, Valmir Félix de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.