Saccharomyces cerevisiae como modelo de ensino de toxicologia a estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.012702Palavras-chave:
toxicidade, leveduras, bioindicadoresResumo
A levedura Saccharomyces cerevisiae é comumente utilizada em bioensaios de toxicidade por ser um modelo eucariótico de fácil acesso e cultivo. Assim, este trabalho propõe um protocolo experimental de fácil replicação, utilizando esta levedura e químicos facilmente adquiridos no mercado, para possibilitar que o professor introduza, de forma prática, conceitos de toxicologia para estudantes do ensino médio. Para tanto, foi avaliado o percentual de mortalidade dessa levedura na presença de formulações comerciais de etanol e H2O2 e observado um comportamento linear da mortalidade com o aumento gradual da concentração dos químicos. Foi verificada toxicidade superior do peróxido, possivelmente associada ao estresse oxidativo. Este protocolo permite ao professor, demonstrar que a toxicidade está intimamente relacionada à concentração dos químicos e abre perspectivas para testes com outras amostras, sendo elas biológicas, como extratos vegetais ou químicas como águas residuais, agrotóxicos e outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Cristina Vitorino, Lígia Gabriela de Sá Vanin, Layara Alexandre Bessa, Rodrigo Braghiroli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.