Potencial de trilhas como prática de Educação Ambiental em Unidade de Conservação dentro de um campus universitário no município de Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.099901

Palavras-chave:

áreas verdes, conscientização ambiental, preservação

Resumo

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza foi instituído para minimizar os impactos ambientais e/ou antrópicos negativos, e proteger ecossistemas e a biodiversidade, sendo uma destas formas, a promoção de trilhas. Com isso, objetivou-se identificar o conhecimento sobre o conceito de Unidades de Conservação e o potencial de trilhas como prática de Educação Ambiental em uma universidade pública, no município de Fortaleza, Ceará. Foram aplicados questionários com 50 graduandos e graduados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, campus Itaperi, entre abril e junho/2019. Predominou participantes do sexo feminino (58%) e com faixa etária entre 19-21 anos (42%); 88% conheciam o significado de Unidade de Conservação, associando principalmente à Área de Proteção Ambiental (72,72%); 62% já participaram de trilhas; apenas 28% conheciam a área verde da universidade; 96% gostaram dos percursos realizados, afirmando que trilhas atraem público para visitação e a interação com o meio ambiente (90%) é o principal atrativo; a importância/contribuição de trilhas em Unidade de Conservação mais notável foi para a Educação Ambiental (96%); para todos as trilhas realizadas possuem potencial como prática de Educação Ambiental e citaram conscientização (98%) e impactos ambientais (98%) como temáticas a serem abordadas em ações de Educação Ambiental nas trilhas. A realização de trilhas proporciona, a diferentes públicos, conhecimentos e experiências com a natureza, à medida que a Educação Ambiental ajuda na preservação/conservação ambiental e no turismo sustentável. Dessa forma, o campus possui potencial ecológico para diferentes atividades como Educação Ambiental e ecoturismo.

Biografia do Autor

Marcos Adelino Almeida Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Voluntário da ONG Instituto Verdeluz. Membro do Grupo de Discussão em Herpetologia (GDH/UECE). Teve experiências com Entomologia, Microbiologia, representação discente, monitoria e em Empresa Júnior atuando na área ambiental, educação e promoção de eventos de capacitação

Josiany Costa de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Giovanna Soares Romeiro Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (UFC) pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Ciências Biológicas/Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Roselita Maria de Souza Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Graduação, Mestrado (Fitotecnia) e Doutorado (Fitotecnia) em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associado da Universidade Estadual do Ceará.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) e Mestrado em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará, e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Bacharel e Licenciatura). Professora Assistente Nível D da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Almeida Filho, M. A., Souza, J. C. de, Rodrigues, G. S. R., Mendes, R. M. de S., & Pantoja, L. D. M. (2020). Potencial de trilhas como prática de Educação Ambiental em Unidade de Conservação dentro de um campus universitário no município de Fortaleza-CE. Scientia Plena, 16(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.099901