Redução da salinidade e sodicidade de solo salino-sódico em condições de campo na região semiárida brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.090203Palavras-chave:
irrigação, salinidade, sodicidadeResumo
O processo de salinização em áreas irrigadas do semiárido brasileiro, constantemente, traz consigo problemas econômicos, sociais e ambientais para a região. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes quantidades de gesso agrícola e esterco bovino associadas a um sistema de drenagem artificial e lixiviação de sal devido à aplicação de quantidade de água em solo salino-sódico em condições de campo. O experimento foi conduzido no perímetro irrigado Jacaré-Curituba, Poço Redondo, com delineamento experimental em parcelas subdivididas compostas de doses de gesso correspondentes a 0,00; 4.300,00 e 8.600,00 kg.ha-1 combinados com presença e ausência de matéria orgânica, esterco bovino com 25.000,00 kg.ha-1 e 0,00 kg.ha-1. Cada tratamento (seis no total) foi repetido quatro vezes, sendo monitoradas 24 parcelas de 50 m2 (parcelas subdivididas) com área de 1.200 m2. Todos os tratamentos contaram com sistema de drenagem artificial no centro da parcela e foram fornecidos com a mesma quantidade de água de lixiviação. Os resultados permitiram compreender que todos os tratamentos tiveram os valores de salinidade e sodicidade do solo reduzidos no local estudado. Os resultados mostraram também que os tratamentos com esterco bovino (fonte de matéria orgânica) apresentaram os melhores resultados, pois os valores de condutividade elétrica do solo (< 4 dS m-1) atingiram níveis normais para a produtividade agrícola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Airon José da Silva, Antenor de Oliveira Aguiar Netto, Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas, Rychardson Rocha de Araújo, Alexsandro da Fonseca de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.