Uma reflexão sobre a aprendizagem da solubilidade a partir da experimentação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.082701Palavras-chave:
Ensino de Química, Solubilidade, Experimentação.Resumo
Na perspectiva de um Ensino de Química que incentive a participação, a formulação de argumentos, a associação da Química com o cotidiano e a apropriação do conhecimento por meio de estratégias que se distanciem do habitual, o objetivo foi facilitar a aprendizagem da solubilidade através da experimentação com características investigativas, utilizando os recursos hídricos como temática, valorizando explicações e compreensões associadas aos níveis de representação química. A pesquisa foi realizada com vinte estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus, a partir da abordagem qualitativa e enfoque descritivo e exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados, discussões e as atividades experimentais com os dados avaliados a partir da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que os estudantes tendem a se expressar apenas utilizando o nível de representação química macroscópico, com dificuldade de transitar entre o macroscópico, submicroscópico e simbólico, e quando empregadas estratégias de ensino-aprendizagem não comuns ao dia-dia escolar, em que sejam necessárias mobilizações do conhecimento, estes apresentam dificuldades em relacionar o científico ao contexto. Em relação a temática recursos hídricos, ainda há um longo caminho de sensibilização ambiental a ser realizado porque a maioria se abstém ou responsabiliza outros pelas ações referentes ao meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.