Conciliação de medicamentos em um hospital de ensino de Sergipe: lições aprendidas na implementação de um serviço
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.084501Palavras-chave:
Conciliação de medicamentos, Hospitais de Ensino, Ciência da ImplementaçãoResumo
Descrever a implementação da Conciliação de medicamentos em um Hospital de Ensino de Sergipe. Tratou-se de um estudo de ciência da implementação, que descreve a implementação da conciliação de medicamentos e os resultados preliminares deste serviço, no período de maio de 2016 a novembro de 2017. Inicialmente, foi realizado o diagnóstico situacional dos setores, seguido de fundamentação teórica, posteriormente foram elencados os indicadores a serem analisados: estrutura (estrutura física e recursos humanos), processos (fluxos de trabalho) e perfil dos pacientes atendidos (idade, sexo, perfil farmacoterapêutico). Assim, o próximo passo, foi descrever as etapas para implementação da conciliação de medicamentos. Além disso, caso outros setores do hospital almejem a implementação da conciliação de medicamentos, este estudo poderá auxiliar na projeção dos processos nas etapas de exploração, preparação e implementação inicial. Ademais, a promoção de atitudes colaborativas interprofissionaiscontribui para maior aceitação das intervenções farmacêuticas, bem como, uma ampliação no número de farmacêuticos destinados a serviços clínicos auxiliará no atendimento da elevada demanda por serviços de conciliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.