Novas isoflavonas isoladas das folhas de Vatairea guianensis Aubl. e atividade antiprolifetariva
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.117201Palavras-chave:
Vatairea guianensis, atividade antiproliferativa, isoflavonasResumo
A espécie Vatairea guianensis Aubl, tem grande importância e aplicação na medicina tradicional no tratamento de doenças causadas por fungos dermatofíticos, sendo uma espécie promissora de moléculas bioativas, como antioxidantes, antifúngica dentre outras. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi realizar o estudo fitoquímico e testar a atividade citotóxica em linhagens tumorais. O fracionamento do extrato etanólico das folhas levaram ao isolamento e identificação estrutural de cinco metabólicos secundários pertencentes a classe das isoflavonas. Destacam-se dois: Vatairenona A (S1) e Vatairenona B (S2), que são novos produtos naturais. A elucidação estrutural foi realizada utilizando dados espectroscópicos de RMN 1D e 2D, e em comparação com os dados da literatura. A substância Lupiwighteona (S3) apresentou citotoxicidade seletiva nas linhas de mama (MCF-7) e melanoma (SK-MEL-19), com valores IC50 3,971 ± 0,153 e 4,677 ± 0,328 μM, sem causar hemólise em eritrócitos de camundongos, avaliada pelo método MTT in vitro. Os resultados são promissores, sendo o primeiro estudo do gênero Vatairea com atividade citotóxica de isoflavonas de produtos naturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geilson Alcantara da Silva, Ronilson Freitas de Souza, Victor Hugo Marinho, Wandson Braamcamp Pinheiro, Laine Celestino Pinto, Raquel Carvalho Montenegro, Alberto Cardoso Arruda, Milton Nascimento Silva, Mara Silvia Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.