Agentes Comunitários de Saúde e a promoção do uso racional de medicamentos no nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.094501Palavras-chave:
Agentes Comunitários de Saúde, atenção primária à saúde, uso de medicamentosResumo
Os agentes comunitários de saúde (ACS) são importantes atores no processo saúde-doença da comunidade. Este trabalho objetivou descrever o papel dos ACS na promoção do uso racional de medicamentos. Foi realizado um estudo exploratório em três municípios do Nordeste brasileiro entre os anos de 2013 a 2017. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários autoaplicáveis. Participaram do estudo 267 ACS; os idosos foram os usuários que mais solicitam informações sobre medicamentos aos ACS (84%); as principais dúvidas dos usuários estiveram relacionadas à frequência/horário de uso dos medicamentos (86%); a automedicação foi considerada a principal situação de risco identificada pelos ACS (86%); 84% dos ACS referiram não ter conhecimentos suficientes para dar informações sobre medicamentos e apenas 14% afirmaram ter recebido treinamento com essa temática. Embora os ACS frequentemente identifiquem situações de risco envolvendo o uso de medicamentos, não se sentem seguros para orientar a comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.