Épocas de aplicação e doses de biofertilizantes bovino e ovino nas características morfofisiológicas de plantas de pimentão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.090202Palavras-chave:
Capsicum annuum, adubação biológica, adubação orgânicaResumo
Objetivou-se analisar características morfológicas e a área foliar de plantas do pimentão híbrido Solário sob doses e épocas de aplicação de adubos biológicos à base de esterco e composto orgânico enriquecido. Foram realizados dois experimentos com aplicações de adubos biológicos preparados à base de esterco e composto orgânico enriquecido, um utilizando esterco bovino (CBF) e outro, esterco ovino (SBF). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 3 + 1, com três repetições, referente a doses dos adubos biológicos (100, 200, 300 e 400 dm³ ha-1), épocas de aplicação (0, 30 e 60 dias após o transplantio - DAT) e a testemunha absoluta. As variáveis avaliadas foram: altura de planta (AP); largura da copa (LC); diâmetro do caule (DC); número de folhas (NF); comprimento de folha (CF); largura de folha (LF); e área foliar (AF). O biofertilizante bovino (CBF) na dose 100 g L-1 nas épocas de aplicação 30 e 60 DAT é indicado para cultivo de pimentão híbrido Solário por propiciar maior expansão de área foliar nas plantas. Os biofertilizantes bovino e ovino são indicados na promoção da altura de planta, largura da copa, diâmetro do caule e número de folhas das plantas do pimentão híbrido Solário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcia Paloma Da silva Leal, Thiago Jardelino Dias, Ygor Henrique Leal, Ana Carolina Bezerra, Adriano Salviano Lopes, Joana Gomes De Moura, João Everthon Da silva Ribeiro, Aline Das Graças Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.