Compostos bioativos e caracterização físico-química da couve-de-folha sob composto orgânico, gessagem e doses de enxofre em cobertura
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.090201Palavras-chave:
Brassica oleracea L. var. acephala, adubação orgânica, gessoResumo
Estudou-se a utilização do enxofre, gesso e composto orgânico sobre compostos bioativos e características físico-químicas de couve-de-folha. Foram avaliados doze tratamentos, em esquema de parcelas subdivididas, sendo três tipos de preparo de solo as parcelas, e quatro doses de enxofre em cobertura as subparcelas. O preparo de solo foi realizado de três modos: incorporação pré-plantio de composto orgânico; gesso agrícola e composto orgânico + gesso agrícola. As doses de enxofre para adubação em cobertura foram de 0; 80; 160 e 240 kg ha-1 de S. Foram avaliados flavonoides, atividade antioxidante total e compostos fenólicos totais, características físico-químicas: açúcares redutores, açúcares totais, sacarose, sólidos solúveis, pH, acidez titulável, fibras, proteína, pigmentos (clorofila a, b, antocianinas e carotenoides totais) e o índice relativo de clorofila (índice SPAD). O preparo de solo com composto orgânico associado ao enxofre via sulfato de amônio em cobertura aumenta os teores de flavonoides na couve-de-folha. O gesso aplicado no preparo de solo aumenta a atividade antioxidante da couve-de-folha. Mas quando associado ao composto orgânico diminui os teores de compostos fenólicos contidos nessa hortaliça. A aplicação de doses de enxofre em cobertura, o preparo do solo com adubação orgânica, gessagem e a combinação das duas técnicas, não afetam as características físico-químicas e pigmentos presentes nas folhas comerciais de couve-de-folha. A utilização do composto orgânico mais gessagem no preparo de solo diminui o índice SPAD em folhas comerciais de couve-de-folha. O uso de doses de enxofre em cobertura não interfere no índice SPAD das folhas comerciais de couve-de-folha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maurício Dominguez Nasser, Antonio Ismael Inácio Cardoso, Rogério Lopes Vieites, Flávia Aparecida de Carvalho Mariano Nasser, Karina Aparecida Furlaneto, Juliana Arruda Ramos, Priscilla Kárim Caetano, Juliana Aparecida Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.