Predição de dados agronômicos em goiabeiras e separação de alvos por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.040202Palavras-chave:
Agricultura de precisão, sensoriamento remoto, pomarResumo
A agricultura digital, a aquisição e análise de informações remotas dos dados vem se tornando frequente com o uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e miniaturização dos sistemas de sensores. Com isto, esta pesquisa teve como objetivo, analisar o uso do sensoriamento remoto para a predição de variáveis agronômicas como diâmetro de caule, altura de planta e área de copa de goiabeiras, bem como para a diferenciação de alvos predominantes na área de estudo. Em função dos resultados, é possível com o sensoriamento remoto, determinar-se a área de copa, altura de planta e diâmetro de caule. Além disso o sensoriamento remoto permite a separação das plantas de goiabas, plantas daninhas, solo exposto, sombra de plantas e de palhada, selecionando de forma adequada as faixas espectrais ideias para a diferenciação de cada alvo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.