Uso de ferramentas de mineração para análise da absorção de água em formulações cerâmicas com resíduo oriundo da região da campanha
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049905Palavras-chave:
cerâmica vermelha, absorção de água, minerção de dadosResumo
Os avanços tecnológicos têm como vantagens o barateamento de custos de componentes até mudanças de paradigmas, permitindo a coleta de grandes bases de dados para diversas aplicações. A utilização de ferramentas que permitam a captação, o gerenciamento e análise das informações, são fatores fundamentais a qualquer empresa que quer ter uma significativa participação no mercado. O presente trabalho tem como objetivo utilizar a mineração de dados para classificar corpos de prova cerâmicos formulados com diferentes percentuais de cinza de casca de arroz (0:0; 0:10; 0:20 e 0:30) por meio de ensaios de caracterização física (absorção de água). O processo de fabricação dos corpos de prova ocorreu por prensagem e a secagem foi realizada de modo natural e artificial, ao final desse processo os corpos de prova foram sinterizados na temperatura de 800ºC. A metodologia utilizada para caracterizar a absorção de água seguiu os procedimentos da M-CIENTEC 0-22 (1995). Para a aferição dos resultados encontrados no teste de absorção utilizou-se os parâmetros da norma NBR 15270-2005 e análise estatística através do software WEKA. Ao final observou-se que todos os corpos de prova da formulação 0:0 e 70% da formulação 0:10 estão dentro dos índices físicos recomendados para blocos de vedação. As demais formulações apresentaram resultados fora do recomendado. Em relação ao software WEKA o algoritmo classificador escolhido para obter-se a árvore de decisão foi J48 e o Kappa statistic obtido foi de 0.88.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.