Extração de compostos fenólicos do noni (Morinda citrifolia Linn) empregando energia ultrassônica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.041501Palavras-chave:
Morinda citrifolia Linn, atividade antioxidante, etanolResumo
O noni (Morinda citrifolia Linn) é uma fruta conhecida pelo seu alto valor nutracêutico, em especial pelo seu potencial antioxidante, que sofre influência de acordo com a forma de consumo, in natura ou processado. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo quantificar o teor de compostos fenólicos totais presentes na biomassa desidratada do noni. Para o preparo da biomassa, os frutos sem sementes foram higienizados e triturados. Posteriormente, as amostras foram desidratadas a 60 ºC em estufas com circulação de ar forçada. As amostras foram submetidas a extração com etanol, incubadas ou não em banho ultrassônico, conforme condições do planejamento fatorial completo 22, cujas variáveis foram o tempo e o pH. Ao final da extração, o solvente foi evaporado, o extrato diluído em 5 mL de água destilada e submetido a análise dos compostos fenólicos totais. Nas extrações incubadas com o banho ultrassônico observou-se que este contribuiu para o aumento da concentração de compostos fenólicos totais extraídos em comparação ao método de maceração. Além disso, a extração assistida por energia ultrassônica reduziu o tempo de extração de 240 para 15 minutos. Desta forma, o ultrassom pode ser considerado uma ferramenta útil para aumentar a transferência de massa no processo de extração de compostos fenólicos da biomassa desidratada do noni.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.