Imobilização da celulase presente em caldo fermentado em um suporte a base de quitosana
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.064202Palavras-chave:
Imobilização, Celulase, QuitosanaResumo
As celulases são enzimas responsáveis pela hidrólise da celulose e apresentam um potencial crescente no mercado mundial. Neste experimento, foi utilizado o caldo bruto da celulase com uma atividade inicial de 2520 U/kg para imobilização em esferas de quitosana, usando como agente ativador o glutaraldeído. Foram estudados os efeitos da quantidade do caldo bruto, da quantidade das esferas e do agente ativador sobre o rendimento de imobilização, a atividade do biocatalisador e o sobrenadante do processo. Os melhores resultados obtidos levaram a escolha do volume e da quantidade de esferas para última fase, respectivamente de 7 mL e 14 esferas. Em relação à presença do agente ativador, o melhor resultado obtido foi o terceiro caso, no qual ocorreu a adsorção e depois foi adicionado o glutaraldeído e imobilizado novamente, apresentando 53,6% como rendimento de imobilização, 9,3% de atividade recuperada, 1180 U/kg de atividade no sobrenadante e uma atividade no biocatalisador de 124,2 U/kg.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.