Frutos de cultivares de morangueiros submetidos ao 1-mcp em temperatura refrigerada
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.090202Palavras-chave:
Pós-colheita, San Andreas, AlbionResumo
O morango é um fruto com rápida perecibilidade, mesmo assim, há poucos trabalhos na literatura a respeito do uso de produtos para aumentar a sua conservação pós-colheita. Assim, o estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade e a conservação de frutos de duas cultivares de morango, submetido ao 1-Metilciclopropeno (1-MCP), armazenados sob temperatura refrigerada. Foram avaliadas as cultivares Albion e San Andreas. Os frutos foram colocados em câmaras fechadas e submetidos ao tratamento com 100 nL L-¹ de 1-MCP pelo período de duas horas. Após o período de aplicação, os frutos foram embalados e armazenados sob temperatura de 4º C ± 1ºC e umidade relativa de 90% ± 5% por 24 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições e oito frutos por parcela, sendo adotado o esquema fatorial 13 x 2 x 2 (13 tempos de avaliação - dias 0; 2; 4; 6; 8; 10; 12; 14; 16; 18; 20; 22 e 24; duas cultivares, Albion e San Andreas; e dois tratamentos, tratados com 1-MCP e controle. Os frutos foram avaliados quanto à firmeza, perda de massa, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico, antocianinas totais e carotenoides totais. O uso do 1-MCP não foi eficiente em alterar as características de qualidade avaliadas, pois estas evoluíram normalmente, em ambas as cultivares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.