Mapas conceituais no ensino de física como estratégia de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012723Palavras-chave:
Ensino de Física, Mapas conceituais, Estratégia de avaliaçãoResumo
Considerando as várias dificuldades dos alunos de Ensino Fundamental em aprender conceitos de físicos, nota-se a necessidade de elaborar novas estratégias de ensino visando minimizar tais dificuldades e, ao mesmo tempo, despertando interesse do aluno para o estudo de Física. Como proposto por Joseph Novak, o mapa conceitual é uma ferramenta utilizada como recurso para alcançar a aprendizagem significativa, contribuindo à construção hierárquica dos conceitos a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Por isso, o presente trabalho foi realizado para abordar a utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação durante o processo de ensino e aprendizagem sobre conceitos de ondas, som e luz. Os mapas conceituais foram elaborados e aplicados aos alunos de uma turma do 9° ano de uma escola pública da cidade de Marabá (Pará). A análise foi baseada em critérios, como segue: conceitos sobre o conteúdo, hierarquização, relações entre os conceitos e clareza durante a leitura do mapa conceitual. A partir dessa análise, observou-se inicialmente que os alunos apresentam grandes dificuldades, e elas diminuem à medida que os mapas conceituais são refeitos. Os resultados deste trabalho permitiram constatar, também, que a ferramenta de mapa conceitual pode ser usada como estratégia de avaliação, bem como observar as limitações e as potencialidades que os alunos apresentam sobre a aprendizagem dos conceitos propostos. Além disso, conclui-se que os mapas possibilitam melhor aprendizagem e valorizam os conhecimentos pré-existentes dos alunos.Downloads
Publicado
2017-01-13
Como Citar
Souza Júnior, M. V. de, Célio, V. C. C., Nogueira, S. C. O., Martins, A. F., Freitas, K. H. G., & Sousa, F. F. (2017). Mapas conceituais no ensino de física como estratégia de avaliação. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012723
Edição
Seção
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.