Considerações acerca dos conceitos de condutores, isolantes e semicondutores nos livros de Ensino Médio sob um olhar da teoria de bandas de energia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012716Palavras-chave:
Condutores e isolantes, Semicondutores, Livro didáticoResumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos de condutor, isolante e semicondutor no Ensino Médio, considerando a teoria de Bandas de Energia na caracterização e distinção entre esses conceitos. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico acerca do tema e fez-se uma análise de alguns livros didáticos utilizados atualmente no Ensino Médio de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD 2015). Dessa forma, percebeu-se que a maioria dos livros analisados não faz uma abordagem do ponto de vista da Física Quântica para explicação desses conceitos, o que motiva a uma reestruturação dos livros de Física no Ensino Médio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.