Considerações acerca dos conceitos de condutores, isolantes e semicondutores nos livros de Ensino Médio sob um olhar da teoria de bandas de energia

Autores

  • Evandro de Sousa Correia Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Jeânderson de Melo Dantas Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • José Elisandro de Andrade Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012716

Palavras-chave:

Condutores e isolantes, Semicondutores, Livro didático

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos de condutor, isolante e semicondutor no Ensino Médio, considerando a teoria de Bandas de Energia na caracterização e distinção entre esses conceitos. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico acerca do tema e fez-se uma análise de alguns livros didáticos utilizados atualmente no Ensino Médio de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD 2015). Dessa forma, percebeu-se que a maioria dos livros analisados não faz uma abordagem do ponto de vista da Física Quântica para explicação desses conceitos, o que motiva a uma reestruturação dos livros de Física no Ensino Médio.    

Biografia do Autor

Evandro de Sousa Correia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Jeânderson de Melo Dantas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

José Elisandro de Andrade, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

Correia, E. de S., Dantas, J. de M., & Andrade, J. E. de. (2017). Considerações acerca dos conceitos de condutores, isolantes e semicondutores nos livros de Ensino Médio sob um olhar da teoria de bandas de energia. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012716

Edição

Seção

I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)