Amostra de ciências em escolas de ensino fundamental: uma abordagem voltada para física moderna

Heber Cruz Silva, Jaine Silva Ernesto, luiz Fernando Aringhieri, Fábio Alessandro Rolemberg Silva

Resumo


De certa forma, o mundo imediato que cerca o aluno está repleto de objetos e fenômenos que constantemente desafiam a sua compreensão e despertam sua curiosidade. Este artigo relata a construção de uma proposta de se apresentar alguns conceitos de Física Moderna a turmas do último ano de Ensino Fundamental. Optou-se, em ter como base principal uma analise em cima dos PCN’s para inserção dos tópicos, em razão de que estes se constituem em uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino. Dando-se uma ênfase especial ao uso de experimentos simples e de baixo custo como recurso metodológico, visto que estes aproximam a vivência direta de alguns dos princípios subjacentes da Física Moderna à tecnologia atual, e proporcionam um caráter lúdico e dinâmico a apresentação. Logo, foi possível observar a percepção que os alunos tiveram em relacionar alguns dos conceitos apresentados com situações comuns do seu dia a dia, reconhecendo que a ciência esta aplicada de maneira efetiva em suas vidas.


Palavras-chave


Material de baixo custo; Novas metodologias de ensino; Física Moderna

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012702

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Heber Cruz Silva, Jaine Silva Ernesto, luiz Fernando Aringhieri, Fábio Alessandro Rolemberg Silva

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.