Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem

Jéssica Neves da Silva, Jaciele da Silva Amorim, Leudiane da Paz Monteiro, Heloizy Garcia Freitas

Resumo


Este artigo relata uma proposta metodológica baseada na perspectiva construtivista aplicada ao ensino público na cidade de Marabá-PA. Este teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais no ensino de química em escolas públicas de ensino médio de forma simples com materiais de baixo custo, sendo abordados dois temas: Cinética Química e Eletroquímica. Em cinética química, foi objetivo compreender os conceitos e analisar a importância da velocidade das reações químicas, assim como verificar quais são os fatores que aceleram, reduzem ou que proporcionam as condições necessárias para que as reações possam ocorrer. Em eletroquímica o objetivo principal foi compreender as reações de óxido-redução que representam um conjunto de fenômenos comumente observados no dia-a-dia, o que possibilita uma abordagem contextualizada na qual os conceitos físico-químicos estão envolvidos. Este trabalho, portanto, almeja proporcionar ao professor de ensino médio (professores de química), a possibilidade de aulas mais ilustrativas e experimentais, de maneira simples e prática, além de ratificar a importância de aulas experimentais no ensino de química para alunos da rede pública.


Palavras-chave


Experimentos de baixo custo, Ensino de química, Materiais alternativos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012701

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Heloizy Garcia Freitas, Jaciele da Silva Amorim, Jéssica Neves da Silva, Leudiane da Paz Monteiro
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.