Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012701Palavras-chave:
Experimentos de baixo custo, Ensino de química, Materiais alternativosResumo
Este artigo relata uma proposta metodológica baseada na perspectiva construtivista aplicada ao ensino público na cidade de Marabá-PA. Este teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais no ensino de química em escolas públicas de ensino médio de forma simples com materiais de baixo custo, sendo abordados dois temas: Cinética Química e Eletroquímica. Em cinética química, foi objetivo compreender os conceitos e analisar a importância da velocidade das reações químicas, assim como verificar quais são os fatores que aceleram, reduzem ou que proporcionam as condições necessárias para que as reações possam ocorrer. Em eletroquímica o objetivo principal foi compreender as reações de óxido-redução que representam um conjunto de fenômenos comumente observados no dia-a-dia, o que possibilita uma abordagem contextualizada na qual os conceitos físico-químicos estão envolvidos. Este trabalho, portanto, almeja proporcionar ao professor de ensino médio (professores de química), a possibilidade de aulas mais ilustrativas e experimentais, de maneira simples e prática, além de ratificar a importância de aulas experimentais no ensino de química para alunos da rede pública.
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