Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112715Palavras-chave:
mídia, projetor multimídia, TICsResumo
A mídia vem conquistando, cada vez mais, seu espaço na educação, sendo utilizada como suporte na aprendizagem, facilitando a vida dos estudantes e os atraindo para o processo educativo. Este trabalho visa destacar as contribuições que a tecnologia pode trazer para a escola e problematizar esses recursos, além de identificar o uso de recursos tecnológicos, pelos alunos, no Ensino de Ciências ou Biologia. Para tal, foi aplicado um questionário em uma turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Valadares (Aracaju/SE), buscando respostas e opiniões relacionadas à utilização dos recursos midiáticos no universo escolar. Foi identificado que o recurso mais amplamente utilizado é o projetor multimídia. Com relação à utilização de recursos de mídia/informática nas aulas de Ciências e Biologia, 70% dos discentes informaram que já tiveram aulas que faziam uso desses recursos. E todos afirmaram que a mesma é importante no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo-a como uma ferramenta na educação. Porém, ficou clara, também, a necessidade de promoção de uma alfabetização tecnológica para os professores que não detêm essas habilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.