Influência do tipo de embalagem e tempo de armazenamento sobre os parâmetros qualitativos da carne ovina
Resumo
Objetivou-se avaliar características qualitativas da carne ovina como cor e pH na carne refrigerada e congelada embalada com e sem vácuo. Amostras do músculo Longissimus dorsi de uma ovelha foram embaladas em sacos plásticos comuns e a vácuo e congeladas por 36 dias, e após o descongelamento foram expostas ao ambiente por 45 e 90 minutos. A embalagem a vácuo proporcionou maior intensidade de vermelho (a*), maior saturação (C*) e menor intensidade de amarelo (b*) na carne após descongelamento. O valor de pH na carne descongelada foi maior que na carne refrigerada que apresentou maior luminosidade (L*) e intensidade de vermelho em comparação a carne descongelada e exposta ao ambiente. O processo de congelamento alterou os parâmetros qualitativos da carne ovina, sendo a embalagem a vácuo a que apresentou menor influência na intensidade de vermelho em comparação à embalagem sem vácuo que apresentou coloração mais pálida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.